segunda-feira, setembro 06, 2004

Sudão

Ingrid Jones, do blog Me and Ophelia, é uma inglesa que dedica toda a sua energia a denunciar as atrocidades que estão a acontecer no Sudão. Por sua sugestão, hoje - 2º dia do encontro para a paz no Sudão a decorrer no Japão - decidi dar o meu humilde contributo para recordar este assunto.E, desta forma, a Ingrid organizou um encontro virtual com gente de todo o mundo para nos lembrar o que está a acontecer. É que, embora já não se fale sobre isto nas televisões, continua a morrer gente barbaramente.


"Uma mãe segura a sua filha doente numa clínica dos Médicos sem Fronteiras, perto de Nyala, Darfur, onde a violência e a doença estão a matar milhares de pessoas"
Foto de Evelyn Hockstein/Polaris/Caare. Copyright 2004. The New Yor Times Company



No meu quarto confortável
E quente eu durmo
Eu durmo tranquilamente
E tu morres
Sofrendo horrores que
O meu cérebro não consegue imaginar
Porque todos dormimos tranquilos
E no mesmo minuto a grande dor do planeta
Não nos afecta
Passamos ignorantes pela morte
Indiferentes e silenciosos
E acordamos e pensamos ser felizes
Mas a felicidade está manchada
De sangue e barbárie.

Porque deixamos os desumanos
Tomarem conta do mundo
E não fazemos nada.