quarta-feira, janeiro 12, 2005

Pessoas : Luís Pinto Coelho


"Rejon de Muerte"
óleo sobre tela
97x130 cm
1999

Recordações do mundo juvenil, figuras da história, sinais que marcam o tempo e a sociedade em que tem vivido, tudo isto está reflectido na obra de LPC sempre com uma visão crítica, irónica ou inclusivamente caricatural, tão de acordo com o temperamento do artista, perfeitamente integrado no mundo a que pertence sem deixar de observá-lo com um toque benevolamente irreverente ou até maliciosamente inocente. ( o resto aqui )

Nasceu em Lisboa em 1942 e morreu em Madrid no dia 4 de Novembro de 2001. Frequentou o curso de pintura e escultura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Viveu em Madrid durante quarenta anos. Trabalhou sob a orientação do pintor Luís Garcia Ochoa. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Sobre ele tenho uma recordação fortíssima. Uma entrevista que deu na RTP2 pouco antes de morrer. Lembro-me particularmente da tranquilidade que me surpreendeu numa pessoa que quase sabia em que dia se iria embora. Lembro-me acima de tudo de uma frase. Hoje essa frase, ou melhor, o conceito de vida que ela encerra, faz parte de uma das minhas bandeiras. Dizia ele que tinha as contas saldadas com a vida : tinha recebido muito e tinha dado de igual forma.