sexta-feira, outubro 28, 2005

Histórias de livros III


Também me falaram de um homem que faz corredores de livros em casa. Já não usa estantes. Os que gosta mais estão em corredores formados à volta da sua cama.

Quem me contou esta história foi um amigo que sabe centenas de poemas par coeur. Ele próprio vive rodeado de livros. Aqui.




Obrigada, Maat:


as estantes são para estar.
não para ler.
há um homem que aboliu as estantes de sua casa
e concordo com ele.
não tenho estantes em minha casa.

os livros
têm pedras e veias por dentro
correm pelos corredores indo desaguar a diversas salas.

por vezes dão filhos
e brincam com as folhas das árvores.


há os que vão ter comigo
ao meu quarto
crescente em círculo
em dias de tristeza e frio.

outros dão pelo nome de vento e água
arrombando as portas das janelas fechadas.


os livros são como rios.




domingo é um dia em que eles todos juntos
correm para o Nada.



Foto de João Coutinho